quarta-feira, 10 de junho de 2015

Escreva Bem, o curso, em novo formato

Desde que dei pela primeira vez o curso Escreva Bem, Pense melhor, na Casa do Saber em São Paulo, procurei entender a necessidade das pessoas para poder ajudar melhor. Além de assistir às aulas, elas sempre pediam por um atendimento mais personalizado, isto é, aplicado ao que faziam. Dessa forma, resolvi mudar o formato do curso, para poder ler o trabalho de cada um, avaliar seu estágio de desenvolvimento, orientar o texto e também o caminho para a publicação.

Para isso, conta muito minha bagagem como jornalista, editor e também autor. Como editor de jornal e revistas, passaram por mim milhares de textos de grandes profissionais nos veículos onde trabalhei, como Veja, Exame, O Estado de S. Paulo, tanto no meio impresso quanto digital. Como editor, na Saraiva publiquei obras de autores consagrados, best sellers e também autores novos, que lancei por meio do Prêmio Benvirá.

Foi um grande sucesso. O vencedor do prêmio, Oscar Nakasato, ganhou mais tarde também o Jabuti de Literatura com Nihonjin. Raphael Montes (suicidas, Dias Pefeitos) com apenas dois livros e 24 anos hoje é publicado em 13 países, dos Estados Unidos à China. Pelo menos uma dezena de outros autores estão  no mercado comercial oriundos dessa iniciativa.

Para as aulas presenciais, escolhi uma sala no espaço Florescer, no Pacaembu, em São Paulo, um lugar agradável onde as pessoas poderão refletir comigo sobre o trabalho de escrever e trocar experiências. Ali também será o ponto de partida para o coaching (atendimento individual). A ideia é receber a orientação na quarta-feira e ter toda a semana para trabalhar em um texto próprio, que já exista ou que se pode começar a escrever.

Escreva Bem foi criado com base na minha experiência de trinta anos de edição. Não é um curso de ortografia, nem de gramática. É um exercício de organização do pensamento, ponto de partida para, como eu digo, "pensar no papel". Escrever em si não representa dificuldade alguma - é digitação. Escrever são as ideias, como as organizamos, como as criamos e como fazemos para tornar o importante também interessante, além de adequado ao público que desejamos. Será um prazer colaborar com todos os que estiverem por lá. Inscreva-se!

Um comentário:

  1. Iniciar um comentário com um chavão "nem sei por onde começar" pode parecer horrível. Mas, horrível mesmo é não estar morando aí em Sampa, para estar em sua turma de Escrever Bem.
    Eu estava à procura das análises de Humberto Eco acerca dos romances de 007 e encontrei este teu blog. Pela primeira vez me foi bem claro entender um mínimo do mundo editorial – e olha que eu apenas acabei de ler a matéria sobre Paulo Coelho e li sobre seu curso. Pela primeira vez, este mundo foi visível aos meus olhos.
    Eu escrevo desde a idade em que eu escrevia “céu” com “s” – “séu”, e, luminosidade com “ç” – esta eu nem ouso digitar. Dada a minha vontade de expressar o que eu estava sentindo pela minha mãe, foi assim mesmo que saiu minha primeira poesia.
    Eu nunca parei de escrever, mas nunca me dispus a publicar algo. Eu nunca perdi uma chance de poder me aperfeiçoar, lendo um livro aqui e outro ali, acerca desta e de outras temáticas.
    Agora, de repente, não mais que de repente, descubro o seu curso. Só duas perguntas: você tem alguma modalidade de ensino à distância? Pretende realizar o curso aqui em Brasília?
    Parabéns por todas suas iniciativas e por dividi-las com leigos como eu.
    David A. T.

    ResponderExcluir